Os sete pecados capitais da Seleção Brasileira na copa de 2010

Sábado, 03 de julho de 2010, enquanto os americanos se preparam para comemorar sua independência, 190 milhões de brasileiros estão de luto. Quando o país do futebol, é eliminado de uma Copa do Mundo, isso cai como uma bomba nos corações de milhares de pessoas que levam sua paixão muito a sério.  Mesmo pessoas que normalmente não são ligadas em futebol, durante a copa do mundo demonstram que lá no fundo, todo brasileiro compartilha dessa paixão, está no nosso sangue, Faz parte do nosso DNA,

Ontem durante o jogo, estava eu sentado no meu lugar de sempre no sofá junto com a familia. Vestido com a minha camisa de sempre, com a mini-Jabulani que segurei em todos os jogos da copa e com o mesmo apito.(Deu pra notar que sou ligeiramente supersticioso com um toquinho de TOC né?). Começa a partida, primeiros minutos, GOOOOLLLLL. Alegria, vibração, mas eu estava incomodado, não estava gostando da atuação da seleção, assistia o jogo apreensivo, entre uma twitada e outra durante o jogo, colhia as reações do pessoal. De repente gol da Holanda. No mesmo minuto, postei, agora fo&%*. Podem me chamar de pessimista, mas parece que eu estava prevendo. Na verdade mesmo depois do segundo gol, ainda acreditei na nossa vitória, quando muitos já tinham levantado do sofá, até 47:31 segundos ainda acreditei que pudéssemos empatar.

O empate não veio, e as inevitáveis criticas e reações vieram. Me juntei a horda que xingava Dunga e Felipe Melo. Hoje mais calmo, tenho que reconhecer que posso ter exagerado. Algumas coisas não mudaram, mas chamar o Dunga de burro, e o Felipe Melo de FDP, não é certo. O Dunga errou? Errou. O Felipe Melo é FDP? Não. Mas errou também.

Em minha opinião, os sete pecados capitais cometidos pela nossa seleção em 2010 foram.

1 – Escalar Kaká

Faço parte do time que demorou bastante pra reconhecer o talento de Kaká, não conseguia ver o que muitos outros viam. – Ah, porque ele é muito craque, joga muita bola! Todos falavam mas eu não concordava. Hoje isso é inegável. É um jogador de qualidade excepcional. Mas ele tem um defeito. Ele é humano. Sei que é meio injusto, mas ídolo também se machuca, e ai é que mora o problema. Kaká vinha de uma recuperação de uma grave lesão. Se recuperou já na metade da prorrogação da Copa do Mundo. E pra mim esse foi o primeiro erro. Eu não convocaria nem o Pelé, machucado. De que adianta levar um jogador que não está 100%. Note que não estou atribuindo o erro somente a Dunga, pra mim falhou a comissão técnica como um todo, e até mesmo o próprio Kaká. Devia ter tido a humildade e a consciência de ter recusado o convite. Devia ter dito, não estou 100%. Porque foi isso que ficou evidente na Copa, tinhamos um Kaká 40%.

2- Não escalar um substituto a altura de Kaká

Esse erro, pra mim foi mais grave. Ok, vamos levar o Kaká. O cara é ídolo, disse que está recuperado, pode fazer diferença. Mas não levar ninguém a altura do cara é sacanagem. Quando Dunga foi crucificado por não levar a dupla Ganso e Neymar, eu meio que concordei. Futebol internacional, numa Copa do Mundo é coisa séria. Apesar de Neymar ter se destacado em nossas competições provincianas, não ficaria surpreso de ver um zagueiro de qualidade internacional, como da Holanda, e até mesmo alguns de Gana, colocarem ele no bolso. Além disso Neymar não me passa a maturidade necessária para jogar na seleção brasileira. Mas Ganso podia ter sido uma opção. Ou Ronaldinho Gaúcho. Futebol tem coisa de impor moral. Assim como a simples presença de Kaká, já impunha moral/medo, a de Ronaldinho Gaúcho também colocaria.

3- Escalar Felipe Melo

Me desculpe, mas jogador de seleção tem que ter preparo físico e mental. Junior Baiano pra mim era um excelente jogador, Leonardo (ex-seleção) tamb;ém, mas não tinham preparo psicológico. Precisa ser cego pra não perceber que o que aconteceu com Felipe Melo era uma tragédia anunciada. Não dá pra convocar um jogador que não tem controle emocional pra jogar uma Copa do Mundo, por melhor que ele seja. Ponto. Porque um jogador como esse pode te deixar (e deixou) na situação nada confortável de ter de enfrentar uma seleção de qualidade internacional com um homem a menos em campo.

4- Não substituir a tempo.

Sinto muito Dunga, mas socar a grama, a cabine, o ar não resolve nada. Substituir pode não resolver, mas tem mais chance. Se você percebe que tem um jogador que não rendeu em 30 minutos de jogo, é meio óbvio que ele não vai render no resto do jogo. Então tira o cara. Substituir aos 37 do segundo tempo, não resolve nada.

5- Peitar a Globo

Esse erro não posso afirmar que teve muita influência na copa, mas agora vai custar caro. Dunga, jogou pôquer, pesado contra um oponente gigante. Se ele tivesse ganho a Copa, podia subir na mesa e gritar -“Vocês vão ter que me engolir!” no melhor estilo Zagalo, mas como perdeu, agora vai ter que aguentar. E não quero que me entendam mal. Eu A-D-O-R-E-I o que Dunga fez, achei que foi muita coragem dele, e concordo com ele. Sou um grande defensor da liberdade, mas sou um defensor mais ferrenho do equilíbrio e do direito de cada um. Assim como a imprensa tem o direito de querer me entrevistar, eu tenho o direito de não querer ser entrevistado. A liberdade tem que funcionar para os dois lados. O problema é que a imprensa como um todo (e a Globo mais ainda) se ofendem e não gostam quando uma pessoa lhe diz não. Como se fosse obrigação, lhe dar satisfação, de cada passou tomado. E quem conhece futebol sabe que quanto menos o seu adversário souber do que seu time esta fazendo, melhor. Dunga peitou a Globo (Parabéns!), mas perdeu (Prepare-se!).

6- Descontrole

A subida de Felipe Melo e de Julio César para a mesma bola, que culminou no primeiro gol da Holanda, demonstram o descontrole que imperava em campo. E não houve um (ou mais) jogadores em campo que pudessem (ou soubessem) colocar a seleção nos eixos novamente. Até mesmo Robinho mostrou falta de maturidade em campo, querendo brigar com os Holandeses. A verdade é que a seleção Holandesa, fez como o moleque que vai brigar com um cara maior e mais forte que ele. Tratou de desestabilizar psicológicamente o adversário.

7-Falta de malandragem

Os Holandeses levaram menos de 2 minutos para perceber que o juiz era inexperiente, ganharam diversas faltas no grito. Muitos podem dizer que isso não é Fair Play, mas ei, o mundo é assim, principalmente o do futebol. Nossa seleção não soube explorar essa falha. Nosso adversário soube. Isso desestabilizou mais ainda nossa seleção, que facilitava o trabalho da Holanda em convencer o juiz desses lances. É uma cadeia que se retro-alimenta percebem?

Bom, fazer o que? Agora não adianta chorar sobre o leite derramado. Dunga errou porque é humano, não se engane, todos que o criticam, também são humanos e cometeriam outros erros. Além do mais os jogadores também são humanos. E não sei se lhe contaram, mas serem humanos cometem erros, mentem, brigam, xingam, protegem seus interesses, mudam de idéia, choram, etc… O negócio agora é levantar a cabeça e cuidar de assuntos sérios, como Política, Economia, Trabalho, etc…

Você estava vendo a Copa, soube que já saiu não só a primeira liminar como também a segunda, livrando um político do ficha limpa? Estão colocando nariz de palhaço na gente de novo. A única maneira de impedir esse tipo de coisa é a manifestação popular. Divulgue esse absurdo, twite, envie e-mail para seu Deputado Federal, para os responsáveis pelo Ficha Limpa, pra todo mundo, cobrando providências. Isto é um absurdo. A propósito, você acha que é coincidência que eles estejam fazendo isso na copa do mundo? Os políticos, devem ter ficado muito chateados com a derrota do Brasil ontem, não só pela derrota, mas porque é mais fácil manobrar a plebe, distraindo ela com pão e circo!

Aposto que muita gente não soube que os senhores magistrados do STF querem aprovar um aumento de 56% para eles. Vou falar com algumas pessoas que conheço, que elas devem tentar conseguir um emprego lá, porque por aquelas bandas um copeiro irá ganhar até R$ 8.000,00. Caso a matéria seja aprovada, o custo estimado dos reajustes no Judiciário, que variam de 52,88% a 81,85%, é de pelo menos R$ 6,4 bilhões e beneficia 100 mil pessoas. A título de comparação, o aumento de 7,72% das aposentadorias acima de um salário mínimo, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho, beneficia 8,4 milhões de pessoas e custará R$ 8,3 bilhões no total.

Quem aí quer um reajuste de 81% no salário? Eu quero! Ah sim, só pra lembrar, são os mesmos que ganharam aumento em set/2009

Quero deixar com vocês a letra da música da Rita Lee que deve ser nossa inspiração após esse desfecho do Mundial. Vamos trocar a Copa do Mundo, por um Brasil sem vagabundos.

Podemos ter perdido a Copa, estou com raiva, assim como vocês, mas é nas urnas que eu vou me vingar! Porque eu vou me vingar!

Quem M Te Vê
Quem M Te Viu
No final dos 90 o Brasil
Tem um pé no penta
O outro em Chernobyl

A gente explode se for campeão
Depois se fode na eleição
A gente perde a copa e aprende
A eleger quem é honesto e competente

Quem M Te Vê
Quem M Te Viu
No final dos 90 o Brasil
Tem um pé no penta
O outro em Chernobyl

Já dizia o General De Gaulle
“Este país não é sério!”
Mais vale um craque de gol
Que dois de araque no Ministério,
mas que mistério!

Quem quer trocar a copa do mundo
Por um Brasil sem vagabundos
Chove chuva na terra do sol
Chove cartola no futebol

Fica assim combinado, então
Se a bola no pé deixar na mão
Que vantagem Gérson vai levar
É nas urnas que eu vou me vingar, porque eu
Vou me vingar!

Deixe um comentário