E mais um FISL chegou!!!

Mais um ano se passou e novamente estamos naquela época do ano. Sabe, aqueles 3, 4 dias em que você vai em um lugar e de repente, você não é mais um E.T. Você chega numa roda de conversa e as pessoas entendem o que você fala. Isso é o máximo. Sim estou falando do FISL, a festa da padroeira que todos os anos reúnem milhares de hackers, fuçadores, estudantes, malucos e todos os tipos de pinguins em Porto Alegre.

Esse ano, tem um sabor especial, é á décima edição, muita ansiedade para assistir as atrações internacionais, pra ver se o wireless vair estar uma porcaria, o tamanho da fila do credenciamento, rir nas conversas de corredor, ver as meninas dos stands, rever os amigos, ver as novidades, etc…

Novamente estarei fazendo uma palestra neste evento, eram pra ser duas, mas fui forçado a escolher uma. Daqui a pouco explico isso. Bom quem quiser ver minha palestra, estarei realizando-a-a no dia 27 às 13:00 na sala 41D. A palestra será sobre o Zimbra, uma plataforma de colaboração que integra agenda-correio-chat-etc, que visa ser um substituto de software livre de qualidade para o Exchange Server e Lotus Notes.

Bom a razão de minha mágoa adormecida no início do paragrafo anterior, é que este ano, como sempre faço, submeti algumas de minhas palestras no sistema papers do FISL, e como de prache (humm metido…. 🙂 ) obtive aprovação. O problema é que dessa vez coloquei propostas em trilhas diferentes, fora da minha trilha admin de praxe e duas de minhas palestras foram aprovadas.

Bom se tratavam de palestras completamente diferentes, com linguagens, objetivos e públicos diferentes. Qual não foi minha surpresa ao ser contactado pela organização solicitando que eu escolhesse somente uma palestra pois eles haviam aprovado duas por engano, e que segundo as regras do evento só pode haver uma palestra por palestrante para dar mais chance a todos. OK. Sob protestos, fiz minha escolha, mas quero compartilhar com vocês aqui o teor de meus protestos.

Não sou nenhum fanático, pretensioso (apesar de as vezes parecer), concordo que num evento como o FISL deve haver um controle no número de palestras que cada palestrante faz, até mesmo para manter a diversidade do evento, mas acho que a decisão deste ano foi equivocada. Explico. Ano passado, eu e várias outras pessoas, fizeram mais de uma palestra, mas com um detalhe importante. Em trilhas diferentes. Afinal de contas gente, é pra isso que existem as trilhas. Para separar assuntos diferentes.

Vamos por um momento esquecer que estamos no FISL, vamos fingir que é um evento de um colégio, para alunos de segundo grau. Teríamos as trilhas, Matemática, Portugês, Inglês, Espanhol, Física, Quimica, Biologia, Educação Artistica, e várias outras certo? Bom segundo a regra aplicada, um professor de linguas, não poderia dar uma palestra sobre Inglês e outra de Espanhol por exemplo. Isso é ridiculo. Ele (no caso eu) competi em igualdade de condições com as palestras de cada trilha e minha palestra ganhou um sistema matemático, no qual minha palestra foi escolhida por somar mais pontos nos quesitos Relevância, Qualidade da palestra, e do palestrante. Você dizer que minha palestra não vai ser feita porque existe uma regra que um palestrante não pode fazer mais de uma palestra é você dizer deliberadamente que irá escolher uma palestra inferior a que você tem disponível.

Volto a repetir não sou contra essa regra, acho que a diversidade é imprescindível num evento como FISL, só discordo da aplicação dessa regra em trilhas diferentes. Gente são assuntos diferentes, pô. Ou seja, deveria ser um palestrante não pode fazer mais de uma palestra em uma mesma trilha. O que na verdade já é né. O sistema papers, até onde sei, não aprova duas palestras de um mesmo palestrante na mesma trilha. Aprova quando ela está em uma trilha diferente, é até meio óbvio pra mim, mas não foi pra coordenação do evento.

Como isso aconteceu com mais gente além de mim, e todos concordaram em abrir mão de suas palestras “aprovadas por engano” não quis ser eu a trazer a discórdia para o evento, mas quis deixar registrado minha objeção a esta regra.

Bom, mas isso é passado, vamos olhar o futuro. Amanhã começa um novo FISL e vou tentar postar por aqui um resumo dos acontecimentos. Ainda mais que percebi uma vergonha, faz mais de um ano desde o evento do ano passado e eu postei só um único post. Que vergonha, meu Deus! Isso é que é blog ativo

Uma ideia sobre “E mais um FISL chegou!!!

Deixe um comentário